Curriculum

Carla Pontes nasceu em Lisboa. É Licenciada em ensino artístico. 

No âmbito da música erudita, participou em alguns agrupamentos / projectos musicais, como o Grupo Coral Adágio e o Projecto Axaraz.

Teve o seu primeiro contacto com o canto lírico em 2004, na Academia de Música de Lagos, onde frequentou a classe da Professora Birgit Wegemann. Nesse mesmo ano, interrompeu os seus estudos por motivos profissionais, tendo retomado os mesmos em 2007, com a mesma professora, no Conservatório Joly Braga Santos, em Portimão, onde estudou até ao ano de 2010 e onde iniciou uma parceria com o Pianista Jeferson Mello, da qual  resultaram audições e recitais, bem como um aperfeiçoamento de repertório. 

Frequentou diversos workshops, cursos, seminários, aulas particulares e masterclasses por todo o país, nomeadamente o Curso Internacional de Música Vocal da Universidade de Aveiro, com Mário Alves, Isabel Alcobia, Claire Vangelisti e Isobel Andersen (Alexander Technique); o Curso EVTS - Compulsory Figures for Voice Control com Viv Manning; Festival Voz de Mulher com Meredith Monk, Judith Cohen (Canto Sefardita e das Balcãs) e o grupo Segue-me à Capela (Canto Tradicional); Masterclasses de Canto com Guillemette Laurens, Liliana Bizineche e Sandra Medeiros; Workshop de Canto Harmónico com Pedro Soares e Cura pela Voz (Voicing) com Pratibha. Trabalhou ainda com João Lourenço, Ângela Silva, Helena Vieira, Ana Ester Neves e Enza Ferrari.

Actuou no Auditório Municipal de Lagoa; nos auditórios do Teatro Municipal de Portimão – TEMPO; no Teatro Municipal de Almada, na Igreja de S. Sebastião, em Lagos; nas Igrejas Matriz de Aljezur e Monchique; no Convento de S. José, em Lagoa; no Auditório Municipal de Lagos; no Festival MED (MED Classic); na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão; no Auditório Municipal de Lagoa (Recital de Páscoa e “Noite de Ópera de Lagoa” www.noitedeopera.info). Participou ainda como solista convidada no concerto de encerramento do encontro de coros da associação cultural “Ideias do Levante”, com os coros: “Coro de Lua”, “Coro da Ideias do Levante” e “Coro internacional de Aljezur”, dirigidos por Francisco Brazão. Integrou o estágio de verão do Festival internacional de Saint-Bertrand de Cumminges, em França, com Guillemette Laurens, actuando no concerto final de órgão e canto, na Catedral com o mesmo nome.

O seu repertório inclui, além de árias do período Barroco, árias de óperas de Bellini, Donizetti, Mozart, Verdi, Puccini e Bernstein, entre outros. 



Carla Pontes - Soprano (Portugal)
Marketing & Development by Crowntek
Layout design: Roberto Estorninho
Layout photo: Rodrigo Costa